PRIMEIRO SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS
- reddmozambique
- Jun 8, 2016
- 1 min read

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) realiza, desde a manhã desta quarta-feira em Maputo, o Primeiro Seminário Nacional sobre Produtos Florestais Não-Madeireiros, em parceria com a Phyto Trade, Banco Mundial, Agência Francesa de Desenvolvimento e o Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial.
O seminário, cuja cerimónia de abertura foi dirigida pela Secretária Permanente do MITADER, visa contribuir para o início de um debate nacional sobre a valorização dos produtos florestais não-madeireiros e criação de uma plataforma legal e institucional de promoção, uso e valorização destes produtos.
“Moçambique é detentor de uma biodiversidade rica e variada, que providencia um variado número de bens e serviços para os seus habitantes, principalmente nas zonas rurais, onde os produtos da biodiversidade incluindo os produtos florestais não-madeireiros constituem uma das principais fontes de subsistência providenciando recursos alimentares, medicinais e energéticos bem como matérias de construção mercê aos conhecimentos acumulados ao longo de gerações” – disse a dirigente no seu discurso de abertura.
Participam neste evento, que termina amanhã, 09 de Junho, representantes de instituições do Governo de Moçambique, Comunidades Locais, Sociedade Civil, Sector Privado, Academias e Doadores.
Paralelamente ao seminário, realiza-se no mesmo local (Sala de Conferências do Instituto de Formação das TDM) uma exposição de produtos florestais não-madeireiros.
Comments