


Iniciativa Integrada de Gestão da Paisagem nas Quirimbas
No Parque Nacional das Quirimbas vai ser implementada uma série de iniciativas para abortar as pressões crescentes, incluindo cultivos móveis, corte ilegal de árvores para uso comercial e para o fabrico de carvão e a expansão do número de habitantes.
O objetivo geral vai ser de promover actividades alternativas de geração de receitas, que reduzam a desflorestação e a degradação da floresta, para as comunidades que actualmente dependem da agricultura itinerante, da queima de carvão, dos incêndios descontrolados e de outros usos insustentáveis dos recursos naturais. As seguintes áreas serão consideradas:
• Apoiando novas plantações e técnicas agro-silvicultura, e melhorando o acesso a mercados para os produtos locais (como por exemplo o café endémico), as comunidades locais poderão diversificar as suas receitas, ao mesmo tempo que promovem práticas sustentáveis de agro-silvicultura e reduzindo as queimadas descontroladas.
• Apoiando a produção e transformação sustentável de carvão, introduzindo tecnologia apropriada,como por exemplo fornos de biomassa mais eficientes, que poderá melhorar significativamente a gestão de florestas e regeneração de árvores.
• Com base no potencial da área em produzir produtos com madeira de alta qualidade, poder-se-á apoiar a produção de trabalhos em madeira, em ligação com uma disponibilidade sustentável de madeira. Poderá também apoiar-se o processamento de produtos florestais não madeireiros, como óleos naturais e mel, que podem ser consumidos diretamente pelas famílias rurais, vendidos nos mercados locais, ou até exportados. O processamento no local será desejável porque gera mais receita e cria mais emprego para as comunidades locais.I