top of page

CIF APROVA O PLANO DE INVESTIMENTO FLORESTAL DE MOÇAMBIQUE

  • reddmozambique
  • Jun 18, 2016
  • 1 min read

Os Fundos de Investimento Climáticos (CIF) aprovaram no dia 16 de Junho de 2016 o Plano de Investimento do FIP (Programa de Investimento Florestal) para Moçambique durante a reunião do órgão em Oxaca no México. O financiamento de USD 24 milhões terá como foco a redução de emissões por desmatamento e a degradação florestal, promovendo o desenvolvimento rural através do apoio à reforma legal e institucional, abordando as principais causas de desmatamento e apoiar as comunidades a se envolver com o sector privado.

Em Moçambique, onde metade do território é coberta por florestas elas são fundamentais para o desenvolvimento económico nacional. Momede Nemane, do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (de Moçambique) disse na ocasião que: “As florestas são muito importantes porque as comunidades dependem delas para obter os recursos naturais e as rendas para as suas vidas.”

Por seu turno, o coordenador sénior do FIP, Ian Gray, disse que “Este financiamento FIP vai ajudar Moçambique a colocar as florestas no coração do desenvolvimento sustentável de baixo-carbono. Vai aumentar a capacidade do Governo e fortalecer a governação no sector florestal.”

“As comunidades rurais são muitas vezes entre os mais pobres e vulneráveis do País. Esses projectos vão criar um ambiente favorável e melhorar a gestão de um dos maiores recursos de Moçambique - as florestas - para apoiar as comunidades e ajudá-las a sair da pobreza.” Numa primeira fase, os fundos do FIP serão investidos nas áreas dos programas jurisdicionais da Zambézia e de Cabo Delgado.


 
 
 

Comments


© 2023 by The Artifact. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page